Porto de Santos perde 6% em janeiro no movimento de cargas


A movimentação de cargas no Porto de Santos, no Brasil, registou em janeiro um declínio de 6,0% em relação a 2016. A redução ocorreu pela queda de 16,1% nas exportações, apesar do significativo crescimento de 19,1% nas importações.


Com participação de 63,60%  sobre o total geral, a redução no fluxo de embarques influiu de forma decisiva para o declínio do movimento no primeiro mês do ano. O recuo verificado em janeiro não inibe, no entanto, as projeções de crescimento para 2017.

O desempenho das exportações, com 4,683 milhões de toneladas,  foi reflexo, principalmente, da redução nas operações de embarque de milho, com retração de 76,6%. Somente o milho representou um declínio de 1,3 milhão de toneladas. A situação decorre da quebra da última safra do milho, ainda em final de escoamento, provocando o declínio também verificado em dezembro.

Cenário otimista

“O cenário, no entanto é otimista”, analisa o presidente da Codesp, Alex Oliva, lembrando que o Porto de Santos tende a se beneficiar com os resultados positivos da safra de grãos 2016/2017, com estimativa um recorde histórico para o país, num aumento de aproximadamente 15% em relação à safra anterior. “No geral, considerando ainda análises comerciais, devemos encerrar 2017 com um movimento em torno de 120,933 milhões de toneladas, um aumento de 6,3% em relação a 2016”, conclui Alex Oliva, com forte expetativa de resultados positivos a partir do início do escoamento da soja. Beneficiada pela elevação dos preços, pela procura internacional ainda elevada e por condições climáticas mais favoráveis, a safra nacional de soja deve apresentar novo recorde, com crescimento médio estimado de 8,7% .

O complexo soja, apesar de ainda não se apurar um elevado volume nesse início de escoamento da nova safra, já registou crescimento de 125,2%, atingindo 678,72 mil toneladas, com participação de 485,85 mil toneladas da soja em grão.

No auge do escoamento, esse volume deve facilmente superar as 3 milhões de toneladas.

Santos perde navios em janeiro

Quanto às importações, que participaram com 36,40% do total geral, alcançando 2,680 milhões de toneladas e incremento de 19,1%, foram impulsionadas pelo forte movimento de adubo, a principal carga nesse fluxo, que ampliou as suas descargas em 43,8%, seguida pelo bom desempenho nas operações de óleo diesel e gasóleo, atingindo 28,6% de crescimento, com 137,96 mil toneladas.

As operações com contentores registaram 279,978 mil TEU, apontando aumento de 4,0%. Considerando-se a tonelagem movimentada, o crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 9,3%, com 3,139 milhões de toneladas. O total de contentores em unidades teve incremento de 3,2% com 132,026 mil unidades operadas.

O número de navios atracados apresentou redução de 8,9% em janeiro, com registro de 360 embarcações.

Balança Comercial

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos atingiu o total de 7,4 mil milhões de dólares, equivalente ao valor comercial dos produtos que transitaram pelo complexo santista no primeiro mês do ano, representando um incremento de 23,3% em relação ao ano anterior. A participação no total nacional de 27,1 mil milhões de dólares foi, coincidentemente, de 27,1%.

As exportações chegaram a 3,9 mil milhões de dólares, alcançando crescimento de 34,48% com uma participação de 25,8%. As importações atingiram 3,5 mil milhões de dólares, aumento de 12,9% sobre 2016 e participação de 28,7% sobre o total nacional.

As exportações pelo cais santista tiveram como principais destinos os portos dos Estados Unidos da América. China e Argentina, respetivamente.

Na liderança, os portos norte-americanos receberam o equivalente a 508 milhões de dólares, seguidos por China, com 355 milhões de dólares, e Argentina, com 292 milhões de dólares. As cargas mais exportadas foram açúcares (548,646 milhões de dólares), principalmente para Bangladesh, café em grão (383,990 milhões de dólares), liderado pelos embarques  para a Argélia e farelo (214,883 milhões de dólares), com destaque para a Indonésia.

Importações

Nas importações, China, EUA e Alemanha foram, respetivamente, os países que mais embarcaram com destino a Santos. A China liderou com 826 milhões de dólares, seguida pelos EUA com 539 milhões de dólares e pela Alemanha com 300 milhões de dólares. O gasóleo foi o principal produto descarregado, (69,954 milhões de dólares) liderado pelos EUA. Caixas de velocidades (56,834 milhões de dólares) vêm a seguir, tendo o Japão como principal exportador, e partes para aviões e helicópteros (52,462 milhões de dólares), com destaque para a produção embarcada em Portugal.

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