Porto de Santos continua a aumentar balança comercial

O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) participou esta quinta-feira última no o Encontro Nacional de Comércio Exterior - Enaex 2017. Um  evento sobre comércio exterior realizado Rio de Janeiro, onde José Alex Oliva anunciou que o Porto de Santos segue ampliando sua participação na balança comercial brasileira, projetando a marca de 30% até o final do ano, um dos maiores índices já alcançado pelo complexo santista.

O presidente da Codesp participou no painel Divulgação das Estatísticas Aquaviárias Nacional, apresentando os números do primeiro semestre. Santos bateu em junho os recordes para o mês e também para o semestre, com a movimentação de mais de 11 milhões de toneladas (61 milhões no acumulado do período). Foi o mês com a maior movimentação da história para o primeiro semestre, superando em 5,7% o recorde anterior.
Porto de Santos é o principal agente das trocas comerciais brasileiras

O Porto de Santos é o principal agente das trocas comerciais brasileiras com o mercado externo. No primeiro semestre deste ano, passaram pelo porto 50 mil milhões de dólares em mercadorias exportadas e importadas, garantindo uma participação de 27,9%%. Ocupando liderança isolada e consolidada dentre os principais portos do país, para se superar seu desempenho seria necessário aglutinar o total dos seis portos subsequentes no ranking de participação na corrente de comércio.
O presidente da Codesp explicou que o porto ocupa uma posição privilegiada, atendendo regiões altamente industrializadas, com forte atividades comercial e financeira, responsáveis por cerca de 65% do PIB (Produto Interno Bruto), e que representam para o complexo portuário uma grande demanda no escoamento das mercadorias produzidas e consumidas nessa área.
Alex Oliva destacou ainda a significativa importância do porto para a economia regional, explicando que, além de gerar 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos, representa 65% da receita municipal de Santos e 38% da receita de Guarujá, cidades onde se situam as duas margens do complexo. Outro ponto destacado pelo presidente da Docas foi o desafio de cuidar da infraestrutura das instalações que reúnem mais de 50 terminais operando nos mais variados segmentos de carga.

O Enaex reúne especialistas, empresários e representantes do governo e busca propor soluções para tornar o comércio exterior brasileiro mais competitivo, inovador e sustentável. Em sua 36a. edição, o evento tem como tema reduzir custos para exportar, reindustrializar e crescer. O presidente da República, Michel Temer participou da cerimônia de abertura do encontro que teve ainda a presença dos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela.

Sem comentários