Porto de Sines com crescimento de 21%
![]() |
(foto: Portos de Portugal) |
Todos os segmentos de carga cresceram e contribuíram para este resultado. No entanto, segundo revelou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA), o contributo mais substancial foi dado pelos granéis sólidos e pelos granéis líquidos, que registaram respetivamente 35,7% e 24,8% de crescimento.
A carga geral também aumentou 11,7%, puxada, essencialmente, pelos contentores e pelas novas cargas movimentadas no Terminal Multiporpose, onde se destacou o início da movimentação de gado vivo.
Em relação à carga contentorizada, nos meses em análise, foram movimentados 1.022.381 TEU. Entenda-se que TEU corresponde à unidade equivalente a um contentor de 20 pés. Este movimento de contentores traduziu-se um crescimento superior a 10,3%.
No que se refere ao número de navios, o Porto de Sines registou um aumento superior a 8%.
A APSA evidencia igualmente que a infraestrutura portuária teve um aumento significativo do Gross Tonnage associado, mais 14%, sendo que para esta subida contribuiu o aumento do tráfego de ULCS (Ultra Large Container Ships), em relação ao início da receção dos maiores navios do mundo em operação, pertencentes à aliança 2M, que é a MSC mais a Maersk.
Sem comentários