Armadores maiores apostam no MAR
O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) tinha em 30 junho do corrente ano 377 embarcações, mais 52 do que em dezembro de 2014. Deste número, 268 eram navios de comércio. Em relação ao semestre homólogo do ano passado, a arqueação bruta dos navios de comércio praticamente duplicou de 3.488.005 para 6.487.866 toneladas, traduzindo um aumento da dimensão dos novos navios registados.
Adicionalmente, a idade média dos navios diminuiu de 13,82 para 11,96 anos, uma das médias mais positivas da União Europeia, que coloca o MAR ao nível dos registos marítimos internacionais de maior qualidade. Na lista dos armadores registados no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) podemos relevar que os maiores europeus têm navios no MAR. Entre eles evidencia-se no registo madeirense os alemães da “Peter Doehle Schiffahrts-KG”, que sobressaem por serem o armador com mais navios de comércio no MAR. Mas da lista constam outros armadores europeus como a Costa Cruciere, a UECC, a Ibaizabal, a Hamburg Sudamerikanische Dampfschifffahrts Gesellschaft KG, a Bernhard Schulte Shipmanagement (Deutschland) GmbH & Co KG e a MSC.
O armador italiano “MSC - The Mediterrenean Shipping Company”, o segundo maior do mundo, cujos navios de passageiros escalam frequentemente o porto do Funchal, colocou no MAR os porta-contentores “MSC Isabel” e “MSC Jenny”, que, por isso mesmo, passaram a arvorar a bandeira portuguesa e o nome Madeira no casco.
Esta aposta da MSC foi recebida pela Sociedade de Desenviolvimento da Madeira (SDM), a entidade concessionária do CINM, com satisfação e, a propósito, sublinha que a decisão da MSC e a opção pelo MAR “é resultado do esforço e do trabalho da SDM e dos seus parceiros, bem como das recentes alterações legislativas adotadas pelo Governo Regional e pelo Governo da República, que vieram reforçar a competitividade do MAR”.
Podemos acrescentar que até ao fim do ano, para além destes dois porta-contentores, está ainda previsto o registo de mais cinco navios da frota da MSC.
MAR é o 3.º maior da UE
em termos de TAB
O Registo madeirense é atualmente o quarto maior registo internacional na União Europeia em termos de número de navios e o terceiro em termos de tonelagem de arqueação bruta. A expetativa da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), a entidade concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira, onde está integrado o MAR, é que esta posição seja consolidada a médio prazo. De referir que a maior companhia de navios no mundo, a Maersk, também tem vários navios registados no MAR e a operar sob a bandeira portuguesa através do MAR.
A consistência que a evolução do MAR tem assinalado nos últimos anos confirma, assim, o acerto da estratégia seguida pela SDM no que respeita ao desenvolvimento e promoção do Registo, e consolida a posição do MAR internacionalmente.
Na perspetiva da SDM, o aumento da competitividade do MAR assegura um contributo concreto para o desenvolvimento da “economia do mar”, tanto na Região como no País, traduzindo-se num conjunto de efeitos diretos e indiretos, nomeadamente na criação de empregos, tanto em terra como nos navios; Na promoção do nome Madeira; No desenvolvimento dos mais variados serviços de apoio; Na atração de receitas e na defesa de um papel prestigiado de Portugal nos organismos internacionais relacionados com o setor.
Comércio sobressai
Os números do MAR, referentes a 31 de dezembro de 2014, mostram um pouco melhor a distribuição das embarcações registadas no CINM, quer por tipos, quer por origem. Vertentes que os dados revelados, referentes ao 1.º semestre de 2015 não evidenciam.
Então, em finais do ano passado, com 325 navios no MAR, a grande fatia era de navios de comércio, com 222 unidades. Seguiam-se as embarcações de recreio, com 61, e os iates comerciais, com 42 unidades.
Desmontando os navios de comércio: 35%, porta-contentores (78 navios), 20%, carga geral (44), 12%, passageiros (26), 8%, petroleiros (17), 7%, químicos (15), 7%, ro-ro/ferries (15), 4%, transportadores de gás liquefeito (10), 4%, rebocadores (9), 3%, plataformas petrolíferas (6) e 1%, dragas (2).
Quanto à origem dos navios de comércio, os dados de 2014 evidenciam o seguinte: Alemanha, 55% (121), Itália, 15% (34), Espanha, 10% (23), Portugal, 8% (17), Noruega, 5% (10), e outros, 7% (17).
Adicionalmente, a idade média dos navios diminuiu de 13,82 para 11,96 anos, uma das médias mais positivas da União Europeia, que coloca o MAR ao nível dos registos marítimos internacionais de maior qualidade. Na lista dos armadores registados no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) podemos relevar que os maiores europeus têm navios no MAR. Entre eles evidencia-se no registo madeirense os alemães da “Peter Doehle Schiffahrts-KG”, que sobressaem por serem o armador com mais navios de comércio no MAR. Mas da lista constam outros armadores europeus como a Costa Cruciere, a UECC, a Ibaizabal, a Hamburg Sudamerikanische Dampfschifffahrts Gesellschaft KG, a Bernhard Schulte Shipmanagement (Deutschland) GmbH & Co KG e a MSC.
O armador italiano “MSC - The Mediterrenean Shipping Company”, o segundo maior do mundo, cujos navios de passageiros escalam frequentemente o porto do Funchal, colocou no MAR os porta-contentores “MSC Isabel” e “MSC Jenny”, que, por isso mesmo, passaram a arvorar a bandeira portuguesa e o nome Madeira no casco.
Esta aposta da MSC foi recebida pela Sociedade de Desenviolvimento da Madeira (SDM), a entidade concessionária do CINM, com satisfação e, a propósito, sublinha que a decisão da MSC e a opção pelo MAR “é resultado do esforço e do trabalho da SDM e dos seus parceiros, bem como das recentes alterações legislativas adotadas pelo Governo Regional e pelo Governo da República, que vieram reforçar a competitividade do MAR”.
Podemos acrescentar que até ao fim do ano, para além destes dois porta-contentores, está ainda previsto o registo de mais cinco navios da frota da MSC.
MAR é o 3.º maior da UE
em termos de TAB
O Registo madeirense é atualmente o quarto maior registo internacional na União Europeia em termos de número de navios e o terceiro em termos de tonelagem de arqueação bruta. A expetativa da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), a entidade concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira, onde está integrado o MAR, é que esta posição seja consolidada a médio prazo. De referir que a maior companhia de navios no mundo, a Maersk, também tem vários navios registados no MAR e a operar sob a bandeira portuguesa através do MAR.
A consistência que a evolução do MAR tem assinalado nos últimos anos confirma, assim, o acerto da estratégia seguida pela SDM no que respeita ao desenvolvimento e promoção do Registo, e consolida a posição do MAR internacionalmente.
Na perspetiva da SDM, o aumento da competitividade do MAR assegura um contributo concreto para o desenvolvimento da “economia do mar”, tanto na Região como no País, traduzindo-se num conjunto de efeitos diretos e indiretos, nomeadamente na criação de empregos, tanto em terra como nos navios; Na promoção do nome Madeira; No desenvolvimento dos mais variados serviços de apoio; Na atração de receitas e na defesa de um papel prestigiado de Portugal nos organismos internacionais relacionados com o setor.
Comércio sobressai
Os números do MAR, referentes a 31 de dezembro de 2014, mostram um pouco melhor a distribuição das embarcações registadas no CINM, quer por tipos, quer por origem. Vertentes que os dados revelados, referentes ao 1.º semestre de 2015 não evidenciam.
Então, em finais do ano passado, com 325 navios no MAR, a grande fatia era de navios de comércio, com 222 unidades. Seguiam-se as embarcações de recreio, com 61, e os iates comerciais, com 42 unidades.
Desmontando os navios de comércio: 35%, porta-contentores (78 navios), 20%, carga geral (44), 12%, passageiros (26), 8%, petroleiros (17), 7%, químicos (15), 7%, ro-ro/ferries (15), 4%, transportadores de gás liquefeito (10), 4%, rebocadores (9), 3%, plataformas petrolíferas (6) e 1%, dragas (2).
Quanto à origem dos navios de comércio, os dados de 2014 evidenciam o seguinte: Alemanha, 55% (121), Itália, 15% (34), Espanha, 10% (23), Portugal, 8% (17), Noruega, 5% (10), e outros, 7% (17).

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