últimos posts

Porto de Setúbal lidera "ro-ro" e veículos novos


O Porto de Setúbal, em Portugal, é o primeiro pólo do país de movimentação de unidades ro-ro e veículos novos. A infra-estrutura portuária a sul de Lisboa é a principal plataforma de saída dos veículos fabricados e exportados pela VW Autoeuropa - a 2.ª empresa em Portugal que mais exporta - e ainda a principal porta de entrada marítima dos veículos novos que abastecem o mercado nacional, que apresenta sinais de recuperação.

Em concreto, são números que significam 90 mil veículos exportados e 70 mil importados.

Sabe-se ainda que a VW Autoeuropa prolongou a concessão do seu terminal por mais 15 anos e que as obras de expansão do Terminal Ro-Ro Coelho da Mota para jusante decorrem a bom ritmo. As previsões apontam que terminem no final do ano.

No global, o investimento assenta em mais 5,8 hectares de terrapleno para melhorar o serviço de importação e exportação de automóveis e passar a oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços atualmente em parques logísticos exteriores ao porto.

O Porto de Setúbal pretende a criação de um hub ro-ro de crosstrade intercontinental na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo e potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid com áreas de atividades logísticas especializadas no interior do porto.

Futuramente, a aposta no reforço na carga ro-ro no Porto de Setúbal passará pela ampliação do Terminal Autoeuropa para nascente, que deverá à programada produção de um novo modelo automóvel pela VW Autoeuropa.

Sem comentários