últimos posts

Porto de Lisboa retoma normalidade com acordo à vista

Já há acordo de paz social entre Sindicato dos Estivadores e os operadores do Porto de Lisboa, que chegaram a uma base de entendimento que permitirá fechar um novo contrato coletivo de trabalho no Porto de Lisboa até 29 de fevereiro. Foi alcançado na semana passada, segundo revelou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Por isso mesmo, a greve dos estivadores terminou.


O Sindicato dos Estivadores estava a entregar sucessivos pré-avisos de greve desde 14 de novembro, que se prolongariam até 31 de janeiro, os quais vão ser todos retirados. Durante este período, os estivadores não fizeram nenhum dia de greve, por não se verificarem nenhum dos pressupostos para a paralisação, mas as cargas e descargas no Porto de Lisboa faziam-se com grandes atrasos. E, como consequência o que levou dois armadores a suspenderem escala nesta infraestrutura.

No final de uma reunião conjunta com os representantes do sindicato de estivadores do Porto de Lisboa, os representantes dos operadores e a presidente da administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, a ministra considera que o acordo constitui um ponto um ponto final num conflito que durava há três anos "em que as partes já nem se sentavam à mesa para negociar, e foi possível restabelecer a confiança".

Depois de a 28 de dezembro, a ministra do Mar se ter sentado à mesa com as duas partes, o grupo de trabalho criado para mediar o conflito laboral, que originou mais de 30 pré-avisos de greve desde 2012, reuniu-se na quinta-feira pela primeira vez, tendo sido suficiente para chegar a uma base de entendimento.

Sem comentários