últimos posts

Porto de Nacala (Moçambique) vai ser ampliado

(foto: Nandi Iwe blogue)
As obras de modernização e ampliação do Porto de Nacala, em Moçambique, para a segunda fase, deverão acontecer já este ano, segundo avançou o governador provincial de Nampula, Victor Borges. Para já, estão a ser realizados os trabalhos de preparação do lançamento dos concursos públicos.


Para esta empreitada estão previstos 270 milhões de dólares, verba que vem do Japão, depois de em maio de 2015, o embaixador japonês em Moçambique, Akira Mizutani, ter assinado um acordo com o governo de do país africano para a concessão de um empréstimo de 280 milhões de dólares precisamente para financiar a segunda fase.

Os trabalhos programados incluem a reconstrução e expansão do cais, aquisição de equipamentos de manuseamento de carga geral, construção do terminal ferroviário de contentores e melhoria das vias de acesso.

Atente-se que a primeira fase do projeto foi igualmente financiada pelo governo do Japão, com um crédito, 84 milhões de dólares. Feitas as contas, o empréstimo global será de 360 milhões de dólares.

As obras da primeira fase, que incluíam a reparação do pontão norte, a pavimentação do terminal de contentores, a instalação de equipamento para modernizar as operações com combustíveis e a construção de um novo terminal ferroviário, foram adjudicadas à empresa japonesa Penta – Ocean Construction Co Ltd.

O Porto de Nacala, além de servir os operadores comerciais e agricultores moçambicanos, é a porta de entrada e saída de mercadorias para o país vizinho Malawi.

Sem comentários