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Gigante Brasil com 235 instalações portuárias

Terminal de Veiculos - Santos, Brasil
(foto: Abrapar)
O Brasil tem 235 instalações portuárias, segundo o site Portogente, baseado no anexo da Resolução 2969 da ANTAQ. Números que englobam infraestruturas públicas e privadas, marítimas ou fluviais. No entanto, este apuramento resulta de dados da Secretaria de Portos e não têm em consideração Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte na medida em que estão sob a alçada do Ministério de Transportes.


A classificação de porto marítimo ou fluvial é feita pelo tipo de embarcações que chegam, como acontece com o Porto de Manaus, classificado como marítimo por receber navios pelo oceano, mesmo sendo localizado próximo de linhas fluviais.
Dentro das 235 instalações portuárias, 37 são consideradas Portos Públicos, administrados pela União, seja através das Companhias Docas, municípios, estados ou consórcios públicos.
Além deles, 161 são portos fluviais, dividindo as competências entre a Secretaria de Portos, o Ministério dos Transportes e o DNIT.

O site refere que definir quais são os principais portos do Brasil não é uma tarefa fácil e evidencia que a análise de eficiência dos portos pode ser feita através de volume de carga transportado, quantidade de negócio movimentado, porte do porto, área de influência e muitas outras opções.

No entanto fez uma escolha e mostrou quais os 10 principais portos do Brasil assente e diversos critérios como o porte, área de influência, participação no comércio exterior, setores de atividades, tipo de porto – se é nacional, regional ou local - e o valor agregado em seus produtos.

Através destas informações, foi estabelecido uma pontuação de relevância e o top 10 é, segundo o site Portogente:

1) Porto de Santos

O Porto de Santos é considerado o mais movimentado da América Latina e o principal porto do Brasil. Possui um lugar privilegiado em todas as classificações.

Considerado de grande porte e o único a ser qualificado como nacional, a sua movimentação abrange todos os 14 setores de atividades. Destaque para a indústria mecânica (10,66 biliões de dólares movimentados); a indústria de materiais de transporte, (8,42 biliões de dólares ); o setor de agroindústria e madeira, (com 8,21 biliões de dólares ); a indústria química, com (7,78 biliões de dólares ); a indústria de alimentos e bebidas, com (7,38 biliões de dólares ); e a metalurgia, com (5,76 biliões de dólares ).

Todas essas movimentações abrangem 5 biliões de dólares em comércio e o faz ser considerado o porto brasileiro com maior diversidade em importações e exportações.

O Porto de Santos movimentou cerca de 65 biliões de dólares em comércio, porque influencia 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de também ser utilizado como meio de deslocação de carga para todos estados do Brasil, exceto o Amapá, e para o comércio internacional.

(Saiba mais sobre o Porto de Santos aqui)

2) Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá também é de grande porte, com uma área de influência de 10 estados brasileiros: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Este porto é igualmente importante para trânsitos comerciais, responsáveis por uma movimentação do comércio internacional superior a 1 biliões de dólares em 2007. Tem ainda relações comerciais com Rondônia e Acre, mas não são tão significativas.

A movimentação do Porto de Paranaguá, apesar de englobar 13 setores de atividade económica, existem 5 em que ele se centraliza e possui maior destaque: agroindústria e madeira (5,47 biliões de dólares); material de transporte (2,52 biliões de dólares); alimentos e bebidas (2,28 biliões de dólares); indústria química (2,27 biliões de dólares); e indústria mecânica (1,47 biliões de dólares).

Os produtos importados são menos importantes do que os exportados. Apenas os exportados possuem uma origem bem diversificada, como a carne, o frango, as tortas, os resíduos sólidos de soja ou da própria soja e veículos para transportes de passageiros.

3) Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro é um porto regional considerado de grande porte. Serve a 22 estados e a sua área de influência abrange quatro unidades da federação.

Os produtos operados pelo Porto do Rio de Janeiro são bastante diversificados abrangendo especialmente produtos originários da indústria de transformação, com maior valor agregado por unidade de produto movimentado, traduzindo cerca de 1.278,20 dólares por tonelada.

No movimento internacional de produtos o valor transacionado por este porto alcançou os 12,18 biliões de dólares em 2007.

Ferro fundido, ferro e aço são os mais representativos, totalizando exportações no valor de 2,54 biliões de dólares naquele ano.

O principal produto exportado foi ferroligas, com 882,41 milhões de dólares, dos quais 853,79 milhões de dólares, originários de Minas Gerais.

Em 2010, chegaram à conclusão de que 14 setores de atividade são operados por intermédio do porto em análise e 5 destacam-se com movimentação superior a 1 bilião de dólares: metalurgia (3,47 biliões de dólares); material de transporte (2,04 biliões de dólares); indústria química (1,45 biliões de dólares); produtos minerais (1,24 biliões de dólares); e indústria mecânica (1,18 biliões de dólares).

O Porto do Rio de Janeiro tem uma grande importância para o setor automóvel por movimentar veículos e partes referentes a eles.

4) Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí é um porto regional. Era considerado um porto de médio porte antes de 2007. De 2003 a 2007, houve uma grande expansão do porto com um aumento de 30,3% produtos movimentados (cerca de 10,0 milhões de dólares).

A sua área de influência foi ampliada em mais dois estados, sendo o Mato Grosso do Sul, como hinterlândia primária, e Rondônia, como hinterlândia terciária. Razões que fizeram subir da categoria média para a de porto de grande porte.

É o segundo porto brasileiro com maior valor agregado médio dos produtos movimentados, com 1.847,97 dólares por tonelada, em 2007.

O porto serviu 22 estados do Brasil em 2007: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia. Além dessas, ainda possui relações com o Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e o Acre.

Utilizaram-se neste porto 14 setores de atividade, com destaque para quatro deles por concentrarem a movimentação de mercadorias de comércio exterior do porto: a agroindústria e a madeira (3,60 biliões de dólares); a indústria mecânica (933,97 milhões de dólares); a eletroeletrônica (614,04 milhões de dólares); e a indústria têxtil (503,39 milhões de dólares).

A sua importância está principalmente nas exportações, que responderam por 5,75 biliões de dólares em 2007, superando as importações em mais de 3,5 biliões de dólares.

5) Porto de Vitória

O Porto de Vitória é considerado um porto de grande porte, estando em posição privilegiada em todos os objetos de estudo (não tanto quanto Santos e outros portos), mas em 5-º lugar em uma análise mais generalizada.

A sua área de atuação é em âmbito regional, chegando a atender a 21 estados mais o Distrito Federal, dos quais 6 participam de sua área de influência.

As suas principais atuações estão em transações internacionais de outros portos, dentro do Brasil, principalmente de cargas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

Além dos serviços para os estados citados, serve como apoio para os estados da Bahia, Mato Grosso e São Paulo, atendendo a 14 setores de atividades, todos com comercialização superior a 30 milhões de dólares, e tendo movimentado 17,09 biliões de dólares em comércio exterior em 2007.

O porto de Vitória é reconhecido principalmente pelos setores dos produtos minerais, tais como na metalurgia, como cobre refinado e ligas de cobre em formas bruta; celulose e papel e agroindústria e madeira.

6) Porto do Rio Grande

O Porto do Rio Grande é considerado um porto regional de grande porte. 21 unidades do Brasil usam o porto para transações internacionais. Contudo, as suas principais áreas de influência estão no Rio Grande do Sul (66,4% do comércio internacional do estado); São Paulo (634,26 milhões de dólares); Santa Catarina (229,20 milhões de dólares); e Paraná (144,03 milhões de dólares).

As suas exportações e importações são conhecidas principalmente pela diversidade. Movimenta desde adubos e fertilizantes, até produtos para a indústria automobilística e produtos da indústria mecânica.

As suas principais atividades no comércio internacional estão em produtos de alto valor agregado como a agroindústria e madeira (4,90 biliões de dólares); indústria química (1,49 biliões de dólares); calçados e couros (1,36 biliões de dólares); material de transporte (1,04 biliões de dólares); e indústria mecânica (1,03 biliões de dólares). O porto opera com produtos de alto valor agregado, sendo em média, de 733,26 dólares por tonelada.

7) Porto de São Francisco do Sul

O Porto de São Francisco do Sul é um porto local e de grande porte e apresenta um alto valor agregado das cargas transacionadas, com a média de 585,56 dólares por tonelada. 23 unidades federativas utilizam esse porto para transações internacionais e sua área de influência abrange quatro estados: Paraná (movimenta cerca de 14,6% do comércio internacional paranaense); Santa Catarina (23,5% de seu comércio exterior); Mato Grosso; e Bahia.

Apesar do valor movimentado, as suas atividades estão concentradas num nicho específico. Na realidade, apenas sobressaem dois setores: agroindústria e madeira; e produtos minerais.

Em 2007, essas trocas mundiais totalizaram mais de 1 bilião de dólares.

Os seus principais produtos exportados são: soja, milho e tabaco não manufaturado. Grande parte desses produtos é originária de Santa Catarina.

Em 2007, um único produto representou 89% das importações do porto: os óleos brutos de petróleo, com 1,68 biliões de dólares que inteiramente destinado ao estado do Paraná.

8) Porto de Salvador
O Porto de Salvador é considerado local e de médio porte. Dispõe de uma área de influência nos estados da Bahia, com 35,6% de todo o comércio internacional baiano, e de Sergipe, com 39,2% de suas transações foram movimentadas pelo porto de salvador. A estes juntam-se 24 unidades do Brasil que utilizaram o porto para movimentar seu comércio internacional, chegando a um valor de, aproximadamente, 4,32 biliões de dólares em 2007.

As suas atividades englobam 14 setores diferentes, sendo os principais o de metalurgia, plásticos e borracha, produtos minerais, indústria química, e indústria mecânica.

Os 20 produtos mais exportados alcançaram valores comercializados superiores a 30 milhões de dólares, como cobre refinando, óleos brutos de petróleo e fios de cobre originários da Bahia. No caso das importações,sobressaem os veículos para transporte de passageiros.

9) Porto de Manaus

Considerado o maior porto flutuante do mundo, o Porto de Manaus tem maior expressão, em termos monetários, nas importações, além de possuir grande influência na Zona Franca. Dos produtos importados, referência a lâmpadas, válvulas, tubos, partes e acessórios de motocicletas e cadeiras de rodas motorizadas.

A navegação fluvial é de grande importância para o Porto de Manaus porque é por aí que faz a ligação entre a capital, Manaus, e cidades do interior com o objetivo não tão somente de fazer o transporte de cargas e, sim, de pessoas.

10) Porto de Aratu

Finalmente, encerra o tot 10 o Porto de Aratu, considerado um porto local e de grande porte.

A sua área de influência é, principalmente, no estado baiano, como hinterlândia primária, e o estado de São Paulo, como hinterlândia secundária. Além desses, existem mais 6 unidades federativas que também utilizam o porto para transações internacionais. Essas transações comerciais estão concentradas nos setores de produtos mineiras; indústria química e material de transporte.

Passam ainda em Aratu produtos de exportação como óleos de petróleo ou de minerais betuminosos, veículos para transporte de passageiros e produtos químicos orgânicos como hidrocarbonetos cíclicos, alcool acíclico e seus derivados, hidrocarbonetos acíclicos, éteres e seus derivados. Todos produtos originários da Bahia.

Nos produtos de importação, continua na mesma linha de produtos minerais, químicos e petroquímicos como minérios de cobre e seus concentrados, combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação e óleos de petróleo ou de minerais betuminosos.

Os produtos importados contam ainda com veículos para transporte de passageiros e veículos para transporte de mercadorias; fertilizantes minerais, químicos ou potássicos.

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