“K” Line Portugal reforça norte da Europa
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| (foto: “K” Line Portugal) |
A diretora-geral da “K” Line Portugal, Isabel Azeredo, disse à agência Lusa que prevê ainda mais escalas, cobertura e intermodalidade no serviço. Neste âmbito, o IBESCO vai contemplar passagem por dois novos portos do Reino Unido de Immingham e Grangemou.
Atente-se que a operação contempla igualmente os portos de Felixstowe e Teesport, no Reino Unido, de Aarhus, na Dinamarca e de Gotemburgo, na Suécia.
A diretora-geral refere que a nova configuração do serviço de transporte marítimo de curta distância passa igualmente pela noção do crescimento do comércio internacional, assim como a “transferência de modalidade de transporte de rodoviário para marítimo, cada vez mais competitivo na movimentação de mercadorias e mais sustentável, com tempos de resposta muito eficientes”.
Além disso acentua que a Europa continua a ser o principal parceiro de exportação português.
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| (foto: “K” Line Portugal) |
O ano passado, a “K” Line Portugal registou 52 movimentos de navios e cerca de 27.000 TEUs, dos quais 65% no mercado marítimo de curta distância, cujo peso aumentou 12% em relação ao ano anterior.
A“K” Line Portugal, criada em janeiro de 2006, resulta da parceria entre a japonesa Kawasaki Kisen Kaisha (a 4.ª maior companhia marítima do mundo) e o grupo português Garland Laidley.
Disponibiliza no transporte marítimo de curta distância, o serviço intra-europeu IBESCO e, em transporte marítimo de longa distância, serviços de/para o Extremo Oriente (EURCO), de/para os EUA (TASCO), de/para o Mediterrâneo (EMEX) e de/para o subcontinente indiano (IEX).
Segundo dados do Eurostat, entre 2005 e 2013 a média anual de crescimento em Portugal do peso do transporte marítimo de curta distância no transporte marítimo de mercadorias foi de 1,3%, tendo sido movimentadas 39,2 milhões de toneladas em 2012 e 2013, um crescimento de 13,2%.


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