últimos posts

“K” Line Portugal reforça norte da Europa

(foto: “K” Line Portugal)
O aumento das exportações portuguesas levou a “K” Line Portugal, filial portuguesa da companhia de navegação nipónica Kawasaki Kisen Kaisha, a relançar o serviço IBESCO (Iberia, Europe, Scandinavia Loop), que opera há 23 anos. A nova aposta acaba de surgir por estes dias e traduz-se no aumento para 4 navios (eram 2) com capacidade para 8.000 toneladas (eram 6.000 toneladas). Em concreto, a companhia reforça a capacidade do serviço que liga semanalmente os portos de Lisboa e de Leixões ao norte da Europa.


A diretora-geral da “K” Line Portugal, Isabel Azeredo, disse à agência Lusa que prevê ainda mais escalas, cobertura e intermodalidade no serviço. Neste âmbito, o IBESCO vai contemplar passagem por dois novos portos do Reino Unido de Immingham e Grangemou.

Atente-se que a operação contempla igualmente os portos de Felixstowe e Teesport, no Reino Unido, de Aarhus, na Dinamarca e de Gotemburgo, na Suécia.

A diretora-geral refere que a nova configuração do serviço de transporte marítimo de curta distância passa igualmente pela noção do crescimento do comércio internacional, assim como a “transferência de modalidade de transporte de rodoviário para marítimo, cada vez mais competitivo na movimentação de mercadorias e mais sustentável, com tempos de resposta muito eficientes”.

Além disso acentua que a Europa continua a ser o principal parceiro de exportação português.

(foto: “K” Line Portugal)
A companhia passa a disponibilizar contentores de 45 pés para acomodar 33 euro-paletes, que, conforme referiu Isabel Azeredo, visa favorecer a intermodalidade nas movimentações de cargas entre transportes marítimo e rodoviário.

O ano passado, a “K” Line Portugal registou 52 movimentos de navios e cerca de 27.000 TEUs, dos quais 65% no mercado marítimo de curta distância, cujo peso aumentou 12% em relação ao ano anterior.

A“K” Line Portugal, criada em janeiro de 2006, resulta da parceria entre a japonesa Kawasaki Kisen Kaisha (a 4.ª maior companhia marítima do mundo) e o grupo português Garland Laidley.

Disponibiliza no transporte marítimo de curta distância, o serviço intra-europeu IBESCO e, em transporte marítimo de longa distância, serviços de/para o Extremo Oriente (EURCO), de/para os EUA (TASCO), de/para o Mediterrâneo (EMEX) e de/para o subcontinente indiano (IEX).

Segundo dados do Eurostat, entre 2005 e 2013 a média anual de crescimento em Portugal do peso do transporte marítimo de curta distância no transporte marítimo de mercadorias foi de 1,3%, tendo sido movimentadas 39,2 milhões de toneladas em 2012 e 2013, um crescimento de 13,2%.

Sem comentários