últimos posts

Arsenal do Alfeite põe “El Lahiq” como novo

(foto: Vitor Torres)
O Arsenal do Alfeite, perto de Lisboa, em Portugal, concluiu o seu maior e mais importante projeto realizado até hoje na vertente internacional. Os trabalhos no navio patrulha da Marinha Real de Marrocos “El Lahiq” começaram em fevereiro de 2014 e traduziram-se na reparação do patrulheiro de alto mar, que implicou com a desassemblagem total e a revisão geral dos seus principais sistemas e equipamentos, com a substituição integral do aprestamento habitacional do navio.
A entrega do “El Lahiq” está programada para amanhã.

Anteriormente, em 2012, o arsenal já tinha sido outro navio da Marinha Real de Marrocos: o “Dahkla”, de apoio logístico. E, no ano seguinte, foi a vez da fragata “Hassan II”, igualmente daquele país do norte de África.
A Marinha Real de Marrocos constituiu o ano passado o segundo principal cliente do Arsenal do Alfeite, uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos. Na frente ficou a Marinha portuguesa.
Agora os estaleiros esperam voltar a ter mais navios para reparar vindos do país vizinho do sul. Deverá começar com outro navio da mesma classe para uma grande reparação, em termos idênticos à realizada no “El Lahiq”. Seguir-se-ão outros navios para docagens e reparações diversas.
O Ministério da Defesa português considera que a internacionalização do arsenal e a manutenção dos navios da Marinha portuguesa são fundamentais para o futuro da empresa.
O Arsenal do Alfeite emprega cerca de 500 trabalhadores.

Sem comentários