Barragem de Crestuma vai permitir maior calado
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| (foto:Toze Canaveira) |
Além disso, a Administração considera que a carga transportada pela via navegável é mais amiga do ambiente e também fica mais barata.
Raquel Maia, administradora da APDL, disse a propósito à imprensa, que havia uma reivindicação já antiga dos atuais operadores para permitir, na barragem de Crestuma, a passagem de embarcações com um calado de 3,95 metros, “porque isto aumenta muito a capacidade de tonelagem das embarcações e a sua perspetiva de negócio”.
Na referida via existem dois cais comerciais ativos: Várzea e Sardoura. E é a partir dali que apenas necessitam de descer a eclusa de Crestuma para depois poderem seguir para a foz do Douro.
No ano passado, através destes dois portos, foram transportadas 30 mil toneladas de granito. Em termos de comparação, em 2009, passaram por ali 100 mil toneladas.
O granito transportado pelo rio segue, na maioria dos casos, para o norte da Europa. Presentemente, o granito é a única carga de relevo transportada mas está em estudo a opção igualmente por outras.
Além da carga, atente-se que o rio está a receber cada vez mais turistas, através de vários operadores marítimos.
A Via Navegável do Douro cuja gestão foi assumida em junho último pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, foi inaugurada em toda a sua extensão em 1990 e tem um comprimento de 210 quilómetros, desde Barca d’Alva até ao Porto.

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