Novo navio da Box Lines estreia na Madeira

(foto: Portos da Madeira)
O novo navio da companhia portuguesa Box Lines, “Laura S”, esteve ontem pela primeira vez na Madeira. O porta-contentores substitui o “Insular”, até há pouco tempo fretado à Transinsular, uma outra empresa do Grupo Sousa. A primeira escala, no porto comercial do Caniçal, no extremo oeste da ilha da Madeira, em Portugal, foi assinalada pelo Clube de Entusiastas de Navios, que faz questão de marcar as primeiras passagens de navios nos portos madeirenses.

Na ida a bordo, a pequena comitiva do CEN foi recebido pelo comandante do navio e pelo administrador do Grupo Sousa, Duarte Rodrigues. Uma ocasião para a tradicional troca de presentes e um brinde com vinho Madeira.
O porta-contentores foi comprado em abril deste ano e entre 15 de abril e 26 de maio esteve em doca, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, no norte de Portugal, onde foi construído para um armador alemão, a quem foi entregue em 1998.
O “Laura S” passa a fazer as ligações regulares entre a Madeira e Lisboa. Cabe ao "Madeirense 3" fazer a linha dos Açores com o Continente.
O navio tem 120 metros de comprimento, 21 metros de boca e um calado máximo de 6,7 metros. O TAB é de 5.850 toneladas e dispõe de uma capacidade para transportar 647 TEU. Tem como porto de registo a Madeira, pois está no Registo Internacional de Navios da Madeira – MAR, que integra o Centro Internacional de Negócios da Madeira.
Antes de ser aquirido, a navegar como "Heinrich J", tinha bandeira de Antiqua e Barbuda.

Sem comentários