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Porto de Santos cai depois de 21 meses em alta

(Codesp - fotógrafo Sérgio Coelho)
O Porto de Santos, no Brasil, registou em setembro desde ano a primeira queda no movimento acumulado desde dezembro de 2014, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 88,52 milhões de toneladas movimentadas em 2016, recuo de 0,1% em relação ao mesmo período de 2015, quando a marca chegou a 88,64 milhões de toneladas.


O registo negativo já era projetado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). José Alex Oliva, diretor-presidente da Codesp, sublinha que a marca "demonstra a estabilidade do Porto de Santos, lembrando que no ano passado houve um ‘ponto fora da curva’, que foi o excesso de demanda de milho no período”.

Exportação
O fluxo de exportação permanece em alta, com crescimento de 1,8% no período, contra um recuo de 5% na importação. Como destaque, o açúcar e o complexo soja mantém a tendência de alta, com crescimento de 18% e 8% respectivamente. Na direção contrária, o milho recuou 18,5% em relação ao mesmo período de 2015.
Outros produtos com destaque na pauta de exportações foram a carne bovina (+10,5%) e sucos cítricos (+8%).

Importações
Nas importações, o produto de maior participação foi o adubo, que atingiu 2,3 milhões de toneladas, com aumento de 38,8%. Apresentaram também crescimento no período o gás liquefeito de petróleo (38,7%), o trigo (46,9%), a soda cáustica (12,7%) e a amónia (10,3%).

Contentores
A movimentação de contentores também registou queda, somando 2,65 milhões TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés), quantidade 6,9% inferior a registada no mesmo período de 2015 (2,84 milhões teu).

Balança comercial
A participação de Santos na corrente comercial do país alcançou, até setembro de 2016, a marca de 70,1 milhões de dólares, equivalente a 28,9% do total brasileiro (242,6 milhões de dólares).
As exportações somaram 39,9 milhões de dólares e as importações 30,2 milhões de dólares.
A China e Estados Unidos permanece, como principais parceiros comerciais do Brasil no comércio pelo Porto de Santos.
Nas exportações, completam os dez países de maior participação: Argentina, Holanda, Indonésia, México, Alemanha, Bélgica, Irão e Japão.
Nas importações: Alemanha, Japão, Coreia do Sul, França, México, Itália, Índia e Espanha.

Os produtos de maior destaque financeiro na pauta de exportações foram a soja, com uma participação de 13,2%, principalmente, para China, Tailândia e Taiwan; açúcar, com 11,6%, tendo como principais destinos a Índia, China e Argélia; e café em grãos (7%), indo principalmente para Estados Unidos da América, Alemanha e Itália.
No fluxo de importação destacaram-se o óleo diesel, com 1,89%, vindo principalmente dos EUA, Suiça e Reino Unido, e caixas de marchas, com participação de 1,34%, vindas do Japão, Indonésia e Coreia do Sul.

Movimento mensal
Em setembro de 2016, o movimento de cargas no Porto de Santos registou 9,90 milhões de toneladas, recuo de 9,9% em relação ao mesmo mês de 2015 (quando foi registada a 5.ª maior movimentação mensal histórica: 11,0 milhões de toneladas).
As exportações atingiram 6,86 milhões de toneladas, ficando 17,1% abaixo do movimento registado em setembro de 2015 (8,28 milhões de toneladas).
Já as importações somaram 3,04 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 11,9% sobre o mesmo mês do ano passado (2,71 milhões de toneladas).

Fluxo de navios
O número de navios no Porto de Santos registou 3.596 atracações entre janeiro e setembro de 2016, queda de 7,1% em relação ao mesmo período de 2015 (3.871 atracações).
No mês, são com 387 atracações contra 423 em setembro de 2015.

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