últimos posts

NRP Almirante Gago Coutinho cumpre missão Mar aberto

O NRP Almirante Gago Coutinho, navio hidrográfico da Marinha Portuguesa, regressou à Base Naval de Lisboa, no dia 23 de dezembro, depois de três meses em missão no Golfo da Guiné e costa ocidental de África, no âmbito da iniciativa Mar Aberto. Escalou os portos de São Tomé e Príncipe, de Cabo Verde e do Gana.

A iniciativa Mar Aberto insere-se no âmbito da cooperação técnico-militar e dos compromissos assumidos por Portugal no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tendo sido promovidas diversas atividades bilaterais em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde.
A missão visou igualmente contribuir para o incremento das capacidades dos países Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima, bem como para a promoção da indústria de defesa nacional junto dos países de expressão portuguesa.
Das diversas tarefas realizadas pelo navio, destaca-se o apoio à operação de reflutuação de um navio de pesca afundado na baía de Ana Chaves, junto ao acesso do porto comercial de São Tomé, efetuado com a disponibilização das capacidades técnicas do Instituto Hidrográfico e dos mergulhadores da Marinha, após um pedido do ministro da Defesa de São Tomé e Príncipe ao seu homólogo português.
Durante a estadia do navio em São Tomé e em Cabo Verde foram igualmente realizados diversos levantamentos hidrográficos, em diversas áreas circundantes e zonas de acesso ao porto comercial da ilha de São Tomé e nos principais portos comerciais de Cabo Verde, com recurso à tecnologia avançada de sondagem instalada no navio e numa embarcação que foi igualmente transportada a bordo do NRP Gago Coutinho com o propósito de dotar o navio com capacidade de sondagem em zonas de difícil acesso.
Os levantamentos hidrográficos realizados permitiram obter elementos de informação sobre o fundo do mar, contribuindo assim para que Cabo Verde e São Tomé possam agora atualizar as suas cartas náuticas, documentos náuticos essenciais para a segurança da navegação, utilizadas pelos navios que praticam aqueles portos comerciais.
O NRP Almirante Gago Coutinho é comandado pelo capitão-de-fragata Marques Peiriço e tem um total de 44 militares embarcados, incluindo uma equipa médica, uma equipa de mergulhadores e uma equipa de segurança de fuzileiros.

Sem comentários