últimos posts

Porto de Santos altera pagamento de energia

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no Brasil, José Alex Oliva, recebeu no dia 13 de dezembro, representantes dos terminais portuários para um workshop sobre o novo modelo de cobrança do fornecimento de energia elétrica no Porto de Santos. O encontro aconteceu no auditório do edifício-sede da Companhia Docas.

“A tarifa de energia elétrica do Porto de Santos está congelada há duas décadas. A Codesp estava entregando a energia com subsídio, o que gerou somente neste ano, até setembro, um deficit de quase 30 milhões de reais”, explicou José Alex Oliva. “Agora, a cobrança será feita de forma equilibrada”, completou. Uma mudança na forma de cobrança autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Até o momento, os utilizadores pagavam uma tarifa fixa pelo uso da energia. E, a partir de agora, o fornecimento será cobrado de acordo com as regras da Agência Nacional de Águas e Energia Elétrica (ANEEL), acrescido da tarifa de distribuição.


O Porto de Santos é abastecido pela Estação Hidrelétrica de Itatinga, de propriedade da Codesp, com suplemento do fornecimento pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). Este é um dos fatores que causam deficit na cobrança de energia elétrica, pois a Codesp paga à concessionária o valor integral recebido e repassa aos utilizadores conforme a tarifa portuária em vigor.
Os valores não têm em conta a estrutura tarifária do setor elétrico, que varia de acordo com a demanda contratada e são alteradas sazonalmente de acordo com o clima.
Os utilizadores do Porto de Santos terão 90 dias para adequar-se ao novo procedimento. Neste período, deverão apresentar as suas necessidades de procura e de fornecimento de energia elétrica.
A Codesp planeia trocar os medidores de energia dos terminais para ter o consumo avaliado com maior precisão.
A cobrança será feita conforme o uso e de acordo com os valores em vigor no período.
A tarifa portuária autorizada de fornecimento de energia elétrica é de R$ 0,08 Kw/hora. A este valor será acrescida a tarifa da energia consumida.

Sem comentários