últimos posts

Armador italiano Cosiarma regressa ao Porto de Lisboa

O Cala Pula será o primeiro a fazer escala  (foto: Ocidinave)
O armador italiano Cosiarma está de regresso ao Porto de Lisboa, em Portugal. Na realidade, a Ocidenave – agência de navegação integrada no Grupo Garland – recuperou o agenciamento das escalas no porto da capital portuguesa do serviço de linha de navegação regular de contentores, designado por CAMS (Central America Mediterranean Service).

Após uma ausência de cerca de três anos, esta linha histórica, que se fazia há sensivelmente 18 anos, volta a aportar um valor significativo para a economia nacional.
Agenciado pela Ocidenave Navegação, este serviço estabelece uma ligação semanal, efetuada ao domingo, entre a América Central e o Mediterrâneo. Lisboa é o primeiro porto a ser escalado no importante mercado da importação de fruta fresca.
Estão previstas 52 escalas, operadas na Sotagus - Terminal de Contentores de Santa Apolónia, que irão ser feitas por quatro navios com valores de arqueação bruta de 14.868 GT e com capacidade para 560 TEU e 280 reefers.
Carlos Fortuna, diretor da Ocidenave Navegação, diz que a Ocidenave “manteve o acompanhamento à Cosiarma, mesmo após este ter deixado de fazer escala em Portugal, com o objetivo de contribuir ativamente para que o armador retomasse o serviço em Lisboa”. Acentua que as condições de retoma de estabilidade do Porto de Lisboa “foram essenciais para que este objetivo fosse alcançado”.
De referir que o transportador marítimo genovês Cosiarma SpA, sociedade do grupo GF Group Spa, é um importante armador italiano, que se dedica ao transporte de frutas em contentores ou paletes em espaço frigorífico.

Sem comentários