Gémeos Creoula e Santa Maria Manuela juntos em Lisboa nos 80 anos
Os navios “gémeos” Creoula, ao serviço da Marinha Portuguesa desde 1987, e Santa Maria Manuela, na posse do Grupo Jerónimo Martins desde 2016, completam no próximo dia 10 de maio 80 anos de existência.
Para assinalar esta data simbólica, as duas organizações entenderam associar-se para celebrarem conjuntamente estes aniversários, abrindo ao público os navios, para o efeito atracados, lado a lado, na Marina do Parque das Nações, em Lisboa.
Nos dias 9 e 10 de maio, entre as 11 horas e as 18 horas, os navios poderão ser visitados, gratuitamente, permitindo ao público conhecer os navios e contactar com as respetivas guarnições. O Santa Maria Manuela permanecerá aberto a visitas até às 20 horas do dia 10 de maio.
Construídos nos antigos Estaleiros da CUF no tempo recorde de 62 dias, os navios tinham como missão a árdua atividade da pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova. Pertenciam à mítica frota Branca Portuguesa.
Começaram a navegar no dia 10 de maio de 1937 após a tradicional cerimónia do “bota-abaixo”, que consistiu no lançamento às águas dos navios.
À época, por se tratar de um momento marcante para o país, assistiram à cerimónia centenas de populares para além das mais importantes figuras de Estado, nomeadamente do Presidente da República Marechal Óscar Carmona, tendo o acontecimento merecido grande destaque na comunicação social da época.
Esta será uma oportunidade rara de ver os dois navios juntos e ficar a conhecer melhor uma atividade que foi central no nosso país durante várias décadas e que marcou sucessivas gerações de marinheiros.
O Creoula
Ao serviço de Portugal deste 1937, o NTM Creoula foi transferido para a Marinha em 1987 como Navio de Treino de Mar, onde já embarcaram milhares jovens.
Em 1979 o Creoula foi adquirido por compra à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca.
Na primeira docagem levada a efeito, verificou-se que o seu casco se encontrava em ótimas condições, tendo então sido deliberado que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar e entregue à Marinha Portuguesa para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar. Para tal, a zona de meio navio, onde ficava o porão de peixe, foi redimensionada e aproveitada para as cobertas de instruendos, camarotes e câmara de sargentos, refeitório das praças e instruendos, casas de banho e estação tratadora de esgotos.
Em 1992 o navio sofreu algumas alterações na zona de meio navio, de que se destaca o aproveitamento de uma das cobertas de nove instruendos em benefício de um espaço que funciona como biblioteca e sala de aulas.
O Santa Maria Manuela
Entre 1937 e 1993, o Santa Maria Manuela transportou milhares de pescadores para a pesca do bacalhau na Terra Nova e Gronelândia. Durante esse período, venceu tempestades e evitou os submarinos que ocupavam as águas do Atlântico durante a II Guerra Mundial.
É um dos últimos exemplares da mítica Frota Branca Portuguesa – conjunto de bacalhoeiros que pintou o casco de branco para evitar os conflitos militares.
Entre 2007 e 2010, foi recuperado pela empresa Pascoal. Em novembro de 2016 foi adquirido pela empresa Recheio Cash & Carry, do Grupo Jerónimo Martins.
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