MSC Meraviglia estreia em Lisboa no dia 7 de junho

O MSc Meraviglia em provas de mar
(foto: Bernard Biger - STX France)
A MSC Cruzeiros recebeu ontem, no estaleiro da STX France em Saint-Nazaire, França, a entrega do MSC Meraviglia. Durante a ‘flag ceremony’, que presta tributo à centenária tradição marítima, o novo navio da companhia recebeu a sua bandeira oficial e bênção de boa sorte. Contou com a presença de Emmanuel Macron, presidente da República francês, bem como de altos representantes do governo gaulês.

Com uma tonelagem bruta de 171.598 toneladas e capacidade para 5.714 passageiros, o MSC Meraviglia é não só o maior navio alguma vez construído por um armador europeu, que é a MSC Cruzeiros, mas também é o maior navio a ser entregue em 2017. É também um dos seis novos navios que estão previstos serem entregues entre 2017 e 2020, no âmbito do plano de investimento da companhia, sem precedentes na indústria.
Quatro destes 6 navios serão construídos pela STX France, reforçando ainda mais uma parceria de longa data que já resultou na produção dos 13 navios da frota MSC Cruzeiros, permitindo à companhia um crescimento de 800% entre 2003 e 2013.
A MSC Cruzeiros, maior companhia de cruzeiros privada do mundo com sede na Suíça e líder de mercado na Europa, incluindo Portugal, na América do Sul e Sul de África, prevê que o seu investimento total na STX France entre 2003 e 2020, ascenderá a mais de €7 mil milhões, tornando, deste modo, a companhia no investidor privado estrangeiro número um do país (no que respeita a contratos de exportação).
Considerando que a construção do MSC Meraviglia necessitou de 1.700 funcionários por mês (mais de 3.000 por mês nos períodos de maiores picos) e que o trabalho de construção suporta uma rede de mais de 400 fornecedores e subcontratados, os efeitos económicos deste investimento tiveram não só amplas repercussões por todo o país, mas também se multiplicaram várias vezes.
Após a sua cerimónia de batismo, que terá lugar em Le Havre no dia 3 de junho, o MSC Meraviglia começará a navegar a sua temporada inaugural realizando itinerários pelo Mediterrâneo Ocidental. Vai estar em Lisboa, Portugal, no dia sete, na escala inaugural.
Marco fundamental

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou que a entrega do MSC Meraviglia constitui um “marco fundamental na história e no futuro da nossa companhia. Representa a primeira realização de nossa visão a longo prazo para um crescimento ainda mais significativo, que, numa primeira fase, culminou quando há dois anos atrás a MSC Cruzeiros se tornou na companhia de cruzeiros número um por toda a Europa, ao mesmo tempo que caminhava para uma maior crescimento a nível mundial”.
“Acima de tudo”, continuou Pierfrancesco Vago, “temos de celebrar o trabalho de todos: desde todos os funcionários da nossa parceira STX France, à Equipa de Novas Construções, cada um dos fornecedores e  subfornecedores que contribuíram para tornar a nossa visão em realidade, bem como a todos na MSC que trabalharam tanto a bordo como nos escritórios em terra neste magnífico projecto. Uma fantástica equipa de mais 3.000 funcionários por mês e mais de 400 fornecedores construíram ao longo dos últimos três anos o maior e tecnologicamente mais avançado navio alguma vez construído por um armador europeu. E isso é algo que vale a pena celebrar!”
Laurent Castaing, CEO da STX France, também afirmou que: “Entregar um navio é sempre uma altura de grande emoção para um estaleiro: é o culminar de três anos de intenso trabalho para os nossos colaborador e parceiros, que não pouparam esforços para o entregar na data exacta e nas condições de qualidade desejadas pelo nosso cliente MSC Cruises, este primeiro navio da classe Meraviglia. Beneficiando dos nossos avanços em P&D do programa “O Navio do Futuro”, apoiado pela ADEME, este protótipo é uma grande conquista do qual todos nos podemos sentir orgulhosos,  e que nos permite olhar com confiança para os próximos três navios.”
Durante a flag ceremony de hoje, o estandarte do estaleiro e a bandeira Francesa foram descidos, acompanhados pelo Hino Nacional Francês, antes de Laurent Castaing, CEO da STX France, ceder o navio ao detentor da MSC Cruises, Gianluigi Aponte, que entregou de seguida o comando do MSC Meraviglia ao Comandante Raffaele Pontecorvo, antes da bandeira do navio e do estandarte da MSC Cruises serem levantados.
A honra de cortar a fita ficou ao cargo da madrinha da cerimónia, Zoe Africa Vago, filha do Executive Chairman da MSC Cruises e de Alexa Aponte-Vago, CFO do Grupo MSC. Após a tradicional quebra da garrafa de champanhe, três toques da sirene do navio assinalaram o fim da cerimónia.

13º navio a juntar-se à frota MSC Cruzeiros

O MSC Meraviglia é o 13º navio a juntar-se à frota MSC Cruzeiros desde a sua criação em 2003, tem 315 metros de comprimento, 43 metros de largura e 65 metros de altura, com uma tonelagem bruta de 171,598. Terá capacidade para viajar até 22.7 nós e foi criado para navegar em todas as temporadas, tendo a possibilidade de realizar escala em quase todos os portos internacionais do mundo, disponibilizando a mais vasta e emocionante variedade de características não só marinhas como também a bordo, de qualquer um dos navios da MSC Cruzeiros à data de hoje.
Após o final da flag ceremony, o MSC Meraviglia deverá navegar em direcção ao porto de Le Havre para a sua cerimónia de baptismo no dia 3 de junho. De seguida começará a sua viagem inaugural pela Costa Atlântica, realizando escalas em Vigo e Lisboa, no seu caminho com destino ao Mediterrâneo, com escalas ainda em Barcelona, Marselha e Génova.
O navio começará o seu itinerário regular de 7 noites no dia 11 de junho, partindo de Génova com destino a Nápoles, Messina, Valletta, Barcelona e Marselha, regressando a Génova no dia 18 de junho.


Sem comentários