Porto de Santos com simulacro esta quinta-feira
![]() |
O Porto de Santos volta a ter novo exercício para preparar equipas para casos reais (foto: Codesp) |
O Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM) programou um novo exercício de simulacro para o próximo dia 27 de julho na Ilha Barnabé, no Brasil, onde serão movimentados granéis líquidos. Desta vez o treino ocorrerá no terminal da Adonai Química.
A Ilha Barnabé já havia sido palco de um exercício semelhante no dia 10 de março, no terminal da empresa Granel Química.
O objetivo do exercício é avaliar as ações conjuntas da área 6 do PAM instalados na Ilha Barnabé, os tempos de resposta do PAM às situações de emergência e verificar rotas de fuga e de acesso, bem como pontos de encontro. Assim, neste simulacro todos os terminais localizados na Ilha do Barnabé serão envolvidos.
O exercício começa às 09h00. Por isso, a Codesp solicita às equipas de reportagem que compareçam ao local até às 08h30.
Após esse horário não será mais permitido o acesso ao local do simulacro. O terminal da Adonai está localizado na Ilha Barnabé, estrada de acesso localizada no km 251 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, área continental de Santos.
Estará disponível uma barca para acesso por mar, às 8h00, com ponto de embarque na Praça da República (ao lado da estação de passageiros da Dersa), centro de Santos.
O acesso por terra também estará aberto.
No entanto, a Codep pede que, no momento da confirmação, informem como farão o acesso à Ilha Barnabé. A confirmação para credenciamento deve ser feita pelo e-mail: comunicacaosocial@portodesantos.com.br. Deve conter o nome do veículo de comunicação e dados pessoais dos membros da equipa (nome completo, números de identidade e CPF).
Informações sobre a empresa Adonai Química podem ser obtidas pelo e-mail n.massote@revolucaomkt.com.br ou telefones (13) 3289-5455 e (13) 9 9122-9657, com Natássia Massote.
Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos
O Plano de Ajuda Mútua é uma organização prevista na Norma Regulamentadora NR 29, do Ministério do Trabalho. A norma regula a segurança e a saúde no trabalho portuário.
O PAM fornece recursos humanos e materiais em caso de emergências de grande porte. É composto pelas empresas da área do Porto Organizado de Santos e é coordenado pela Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
O PAM é acionado quando ocorre o chamado acidente ampliado, caracterizado pela possibilidade de atingir áreas além do próprio local do sinistro.
Post Comment
Sem comentários