EISAP quer Portugal mais dinâmico a dar condições ao shipping
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A EISAP reconhece progressos em Portugal, mas entende que não chegam para potenciar o MAR 📷 Pixabay 📷 |
por Paulo Camacho
Considera que "são resultados importantes para os armadores internacionais com navios registados no MAR", na essência, porque mostram que "a sua escolha pelo MAR foi a mais acertada".
Reconhecendo que nos últimos anos "tem sido feito um trabalho relevante, quer pela SDM quer pela Comissão Técnica do Registo, e que existe, de facto, uma comunhão de vontades para o desenvolvimento do MAR e para a afirmação da bandeira portuguesa em termos globais, no que concerne ao shipping", designadamente nos Governos da República e da Região Autónoma da Madeira, a Associação alerta, no entanto, que ainda há passos importantes por dar.
Apesar dos progressos evidentes para conferir maior robustez e maior competitividade à indústria do shipping em Portugal, lembrou que é "da máxima urgência regular a utilização de segurança privada a bordo de navios nacionais, quando navegam em áreas de risco naquilo que à pirataria marítima diz respeito". Enquanto esta matéria não estiver regulamentada, defende a EISAP, "será difícil continuar a atrair armadores e agentes internacionais já que nenhum armador pretende arriscar a vida de tripulantes, nem os seus navios ou as mercadorias que transportam".
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