Alves Ribeiro ergue terminal de cruzeiros de Lisboa
O novo terminal de cruzeiros de Lisboa começa em obras e 23 milhões de euros de investimento e 14 meses e meio depois estará concluído, o que deverá ocorrer no final do próximo ano. Os trabalhos vão estar a cargo da construtora Alves Ribeiro, selecionada após um processo de pré-seleção, onde haviam passado à fase final as empresas Alves Ribeiro, Ferreira Construções, em consórcio com a HCI, e a MotaEngil.
O contrato para a construção do novo terminal foi assinado no dia 30 de setembro deste ano entre a Alves Ribeiro e a LCT - Lisbon Cruise Terminals, consórcio representado pela Global Ports Holding, Grupo Sousa Investimentos, Royal Caribbean International e Creuers Del Port de Barcelona, que tem a concessão do terminal da capital portuguesa por 35 anos.
O novo terminal, com cerca de 13 mil metros quadrados de área útil, da autoria do arquiteto João Carrilho da Graça, será, segundo o próprio, um edifício pequeno, simples, discreto e "amigo do ambiente". Quando estiver concluído permitirá a entrada e saída de passageiros de vários navios em simultâneo e irá dispor de um restaurante na cobertura, uma cafetaria, um pequeno espaço comercial para serviços, como correios e farmácias, e espaços verdes.
A LCT terá de pagar à Administração do Porto de Lisboa 300 mil euros por ano de taxa fixa e 0,22 euros por passageiro de taxa variável, tal como uma contrapartida pelos serviços prestados, entre os quais a pilotagem, que em 2013 totalizou cerca de 2,5 milhões de euros.
O tráfego atual de cruzeiros em Lisboa é de 550 mil passageiros, um número que o Porto de Lisboa quer duplicar numa dácada.
Segundo a Administração do Porto de Lisboa, cada passageiro de cruzeiros gasta durante a sua passagem, uma média 97,40 euros na região de Lisboa.
O contrato para a construção do novo terminal foi assinado no dia 30 de setembro deste ano entre a Alves Ribeiro e a LCT - Lisbon Cruise Terminals, consórcio representado pela Global Ports Holding, Grupo Sousa Investimentos, Royal Caribbean International e Creuers Del Port de Barcelona, que tem a concessão do terminal da capital portuguesa por 35 anos.
O novo terminal, com cerca de 13 mil metros quadrados de área útil, da autoria do arquiteto João Carrilho da Graça, será, segundo o próprio, um edifício pequeno, simples, discreto e "amigo do ambiente". Quando estiver concluído permitirá a entrada e saída de passageiros de vários navios em simultâneo e irá dispor de um restaurante na cobertura, uma cafetaria, um pequeno espaço comercial para serviços, como correios e farmácias, e espaços verdes.
A LCT terá de pagar à Administração do Porto de Lisboa 300 mil euros por ano de taxa fixa e 0,22 euros por passageiro de taxa variável, tal como uma contrapartida pelos serviços prestados, entre os quais a pilotagem, que em 2013 totalizou cerca de 2,5 milhões de euros.
O tráfego atual de cruzeiros em Lisboa é de 550 mil passageiros, um número que o Porto de Lisboa quer duplicar numa dácada.
Segundo a Administração do Porto de Lisboa, cada passageiro de cruzeiros gasta durante a sua passagem, uma média 97,40 euros na região de Lisboa.
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