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APDL inova, segue-se os PALOP e a América Latina

(foto: APDL)
O Porto de Leixões e o de Viana do Castelo, geridos pela APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, serviram de piloto numa ação de inovação realizada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, juntamente com a TRIEDE TTI. Por isso mesmo, Portugal tem, desde setembro, dos portos tecnologicamente mais inovadores do mundo.


Segundo a APDL, a ferramenta 3Port permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto (livemap.apdl.pt).

Na sua essência, assenta em oito módulos, sete dos quais são apenas para acesso do porto – hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), tráfego portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, prevenção e segurança, ambiente e cadastro e património – e um público. A maior parte destes módulos foram introduzidos pela primeira vez na gestão de processos de Leixões e Viana do Castelo.

O objetivo é fazer desta solução uma ferramenta indispensável aos serviços técnicos para suporte e gestão adequada dos processos. Através desta inovação, que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto georreferenciado.

A APDL realça que algumas das vantagens do 3Port são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que juntas potenciam crescimento sustentável.

Lino Oliveira, o investigador do INESC TEC, responsável pelo projeto, que demorou dois anos a ser desenvolvido, outra das vantagens da solução é que é ela que se adapta aos processos do porto e não o contrário e “tem uma caraterística de interoperabilidade, isto é, não replica a informação, mas acede ao sítio onde ela reside e interage de modo integrado com as restantes ferramentas do ecossistema portuário".

Baseado em tecnologias web open source, o 3Port faz uma integração homogénea tanto de sistemas internos do porto como de informação pública.

Este triângulo de transferência de tecnologia composto pelo INESC TEC (o produtor de inovação), a TRIEDE TTI (o tomador da inovação e produtor da solução) e aAPDL (o tomador da solução e quem identifica os requisitos) faz com que estes portos nacionais sejam atualmente os mais evoluídos do mundo em termos de I&D.

De acordo com o investigador, Leixões, que recentemente arrecadou o segundo lugar na categoria de "Melhor Porto do Ano" pelos investimentos realizados no setor dos cruzeiros e na promoção do turismo, ficando apenas atrás da Estação de Passageiros do Porto de Amesterdão (Países Baixos) e à frente do Porto de São Francisco (EUA), que ficou em terceiro lugar, foi mais uma vez o piloto e um exemplo de inovação.

Sabe-se que as conversações com outros portos em Portugal para adoção desta solução estão em curso. As expetativas em termos de exportação da solução passam, para já, pelo Brasil, por Angola e pelo Peru. Mauro Ferreira, responsável do projeto por parte da TRIEDE TTI, revela que já apresentaram o 3Port em quatro estados brasileiros, em Luanda, Angola, em Valparaíso, Chile e em Callao, Peru.

Admite que o reconhecimento internacional tem sido muito elevado e diz que no Brasil, por exemplo, “foi-nos dito que não conheciam nenhuma solução minimamente semelhante à que mostrámos. Mas o nosso objetivo em termos de exportação vai além destes quatro países, passa pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela América Latina".

Uma última nota para complementar que a vertente pública 3 Port Live Map funciona, para além de computadores e tablets, em smartphones. Uma componente que não exige o descarregamento de uma aplicação, uma vez que o sistema é adaptável ao browser em qualquer dispositivo móvel.

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