últimos posts

Navios em terra com excesso de oferta

Os próximos meses vão trazer a eliminação temporária de algumas rotas, levando com isso alguns navios a ficarem atracados ou fundeados. E, como consequência, mais de um milhão de reservas de TEU podem ficar inativas.


A Alphaliner, a entidade mundial de referência acerca dos transportes marítimos regulares, refere que existem 263 navios de contentores inativos que perfazem 934.700 TEU, os quais traduzem 4,7% da frota global (que inclui 23 navios de 7.500 TEU ou de capacidade superior.
Curiosamente, dos registos fará parte um dos gigantes navios de 18.000 TEU, da classe Maersk Line Triple- E, modelo de última geração, construído para permitir capacidades recordistas de carga marítima, que ficará parado durante um período mínimo de seis semanas, muito devido às rotas suprimidas entre a Europa e a Ásia.
Os especialistas admitem que esta opção da Maersk pode revelar uma excessiva oferta de navios porta-contentores e suas respetivas capacidades (TEU) tendo em conta a procura atual.
Acentuam ainda que a crise que afeta atualmente o mercado dos porta-contentores e sua rentabilidade enquadrada nos serviços tem sido impulsionada pela descida da procura. Se juntarmos esta vertente à corrida no aumento da capacidade de carga, poderemos estar perante um desfasamento entre os recursos alocados neste segmento e a real necessidade do negócio em todo o mundo
A alphaliner refere ainda que a procura por navios Post-Panamax praticamente desapareceu, enquanto a desilusão se instala no mercado à medida que a descida da procura se acentua e o excesso da oferta se torna uma doença crónica.

Sem comentários