últimos posts

Governo português une portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Porto de Setúbal
(foto: Porto de Setúbal)
O Conselho de Ministros de 3 de março último, que contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, aprovou um conjunto de medidas com o objetivo de promover a competitividade, a integração do território e a descentralização.


Assim, com o objetivo de promover a coordenação estratégica, foi aprovado um diploma que estipula que o Porto de Lisboa e os Portos de Setúbal e Sesimbra passam a ter um Conselho de Administração comum. Será em regime de acumulação de funções, para efeitos de planeamento estratégico e promoção de sinergias organizacionais e operacionais de ambas as empresas.

Segundo o comunicado de Conselho de Ministros, este Conselho de Administração comum passará a ser responsável pela elaboração de instrumentos de gestão comuns, designadamente um plano estratégico comum às duas administrações portuárias e, tendencialmente, na constituição de serviços partilhados, num posicionamento de promoção das potencialidades de captação de investimento nacional e estrangeiro destas duas estruturas portuárias estruturais da Área Metropolitana de Lisboa.

O Governo preconiza, deste modo, diversas iniciativas de avaliação, preparação e lançamento de intervenções estratégicas nos portos portugueses, designadamente quanto ao incremento da capacidade de movimentação de contentores e, mais especificamente, a coordenação estratégica entre os portos de Lisboa e de Setúbal.

Sem comentários