últimos posts

Portos de Portugal reforçam cruzeiros na Seatrade

Os portos portugueses estiveram presentes em mais edição da Seatrade Cruise Global, a maior feira de cruzeiros a nível internacional, que decorreu entre 14 e 17 de março em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos da América. Em concreto, estiveram nos EUA os portos dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal, que integrou pela primeira vez o stand de Portugal no evento. Isto porque prepara a oferta portuária e turística para receber os primeiros navios de cruzeiros.


A participação nacional insere-se numa estratégia de promoção conjunta dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal para o reforço do posicionamento de Portugal enquanto destino de cruzeiros, sendo que, em 2015 passaram pelos portos portugueses 1.328.320 passageiros de cruzeiro. Número recorde que bate o anterior de 1.153.417 cruzeiristas que visitaram Portugal por paquete em 2014 e para o qual contribuíram todos os portos. Feitas as contas, traduz um crescimento de 15% nos passageiros recebidos em Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Cascais, Lisboa, Portimão, Porto Santo, Açores e Funchal. A capital da ilha da Madeira liderou os portos portugueses com um total 578.492 passageiros em 2015.

No número total de escalas de navios de cruzeiro também houve um incremento, desta feita de 11%. Registaram-se o ano passado um recorde de 893 escalas contra as 807 de 2014. Mais uma vez, o porto do Funchal, com 308 escalas, registou o maior número.
Podemos complementar que para este ano, tendo em linha de conta as reservas de cais, a atividade de cruzeiros nos portos portugueses irá registar novos recordes, com crescimentos em passageiros e em escalas.

A Seatrade Cruise Global reuniu representantes de todo o setor de cruzeiros, como companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros e empresas fornecedoras dos mais diversos equipamentos e serviços. Estiveram cerca de 800 expositores de 93 países, mais 11 mil visitantes profissionais e mais de 300 jornalistas deram cobertura mediática.

O stant Portugal tinha 56 m2.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

foto by Portos da Madeira

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Sem comentários