Comitiva portuguesa visita Porto de Santos
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(foto: Porto de Santos) |
A diretora da APL, Manuela Patrícia, explicou que o Porto de Lisboa é líder em Portugal do ranking de movimentação de cargas contentorizadas e de granéis sólidos agro-alimentares. Exporta para o Brasil, através do Porto de Santos, principalmente, azeite de oliveira, gás natural liquefeito, partes de aviões e helicópteros, peras e bacalhau.
Já do Porto de Santos saem, rumo ao Porto de Lisboa, óleos brutos de petróleo, soja, laminados (ferro e aço), colofânias, ácidos resínicos e café.
O Porto de Lisboa fica no estuário do Rio Tejo, que tem extensão de 50 quilómetros e profundidade, no principal canal de acesso, de 15,5 metros.
Manuela Patrícia conta que o tráfego fluvial permite o desenvolvimento de atividades nas duas margens do rio e o transporte de mercadorias entre elas. O porto fica numa bacia abrigada e profunda e está integrado na rede rodo-ferroviária da região de Lisboa que se articula com as redes nacional e transeuropeia de transportes.
Segundo Manuela Patrícia, o Porto de Lisboa conta com uma importante infra-estrutura logística multimodal. Na margem norte do estuário são movimentadas cargas contentorizadas, roll-on/roll-off e grande parte da carga geral solta.
As atividades de cruzeiros marítimos também são desenvolvidas a Norte, em três terminais, o de Alcântara, o da Rocha Conde de Óbidos e o de Santa Apolónia, próximo ao centro histórico e cultural de Lisboa.
Já na margem sul ficam os terminais especializados na operação de granéis líquidos e sólidos.
A Autoridade Portuária desenvolveu nos últimos anos um programa de concessões ao setor privado e dedica-se, hoje, à gestão das áreas comuns, seguindo o modelo landlord, a exemplo do Porto de Santos.
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