Navio registado no MAR é dos mais modernos para levar carga pesada na Europa

O navio tem o nome Madeira na popa por estar registado no MAR
(imagem Hansa Heavy Lift)
A Hansa Heavy Lift completou com sucesso uma viagem de ida e volta que envolveu o transporte de dois navios draga-minas, cada um com 670 toneladas, entre França e o Golfo Pérsico. Utilizou, para o efeito, o HHL Fremantle, uma das quase 500 embarcações registadas no MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira, e que é um dos mais modernos transportadores de carga pesada na Europa.

por Paulo Camacho

Os dois navios franceses da Marinha, mediram 51,50 x 8,90 x 3,80 metros, foram carregados no HHL Fremantle em Brest, França, e transportados para o Golfo Pérsico, antes de serem trazidos novamente numa segunda viagem, sendo ambas as bases militares, conforme pode ver no vídeo abaixo.


"As equipas tiveram que estar especialmente vigilantes ao manusear estes dois navios militares devido à sensibilidade da carga", disse Walter Prosetti, diretor de vendas globais da Hansa Heavy Lift. "Nós também fomos confrontados com problemas climáticos extremos, com ventos fortes em França, restringindo os nossos movimentos, bem como calor intenso no Golfo Pérsico em 46º C, o que nos obrigou a instalar o ar condicionado a bordo. Além disso, como esta operação ocorreu em bases militares, tivemos que cumprir o acesso restrito, a coordenação entre as autoridades variadas e os requisitos de re-flagging”.

Trabalho preparatório

Os ajustes tiveram de ser feitos para a propagação de cargas na cintura e na correia do berço para evitar a sobrecarga do casco de fibra de vidro. Ambos os draga-minas precisavam de ligação elétrica durante a duração das jornadas, o que significava que os transformadores adicionais tinham que ser comprados para fornecer a energia correta.
Os módulos de alojamento foram alugados e conectados para técnicos adicionais do fretador, que também viajaram a bordo.
"Criar o plano de elevação, arrumação e plano de segurança foi, na verdade, a parte mais fácil. Então veio a tarefa de assegurar que todas as partes envolvidas fossem sincronizadas, que cada etapa ocorreu sequencialmente e lidar com o inesperado ", disse Svilen Ivanov, Engenheiro de Projetos, Hansa Heavy Lift.
“Posicionar os berços debaixo de água quando o vento estava forte era desafiador, particularmente quando precisávamos ser precisos ao centímetro e, ao mesmo tempo, manter as bordas duras longe do casco sensível”.
Para evitar chegar em qualquer porto com materiais tão sensíveis a bordo, realizamos o reabastecimento de um bunker completo em ambas as ocasiões antes do carregamento. "Outro desafio incluiu o alcance apertado das gruas, o que significava que as tripulações tiveram que reorganizar os blocos de quilha enquanto a carga estava pendurada nos ganchos”.

O navio da Hansa Heavy Lift com o carregamento precioso
(imagem Hansa Heavy Lift)
O contrato foi adjudicado pela Marinha Francesa à Compagnie Maritime Nantaise - MN, que por sua vez trabalhou com Hansa Heavy Lift no projeto.
"A Hansa Heavy Lift foi um excelente parceiro para trabalhar, impressionando-nos desde o início, quando se certificaram de que o navio certo para este projeto militar tão sensível estava disponível no exato dia que pedimos", disse Mathias Audrain, gerente de fretamento da Compagnie Maritime Nantaise - MN.
"Estamos muito satisfeitos com a forma como os navios foram atendidos de início a fim deste projeto, com a Hansa Heavy Lift garantindo que estivéssemos atualizados para cada etapa de cada viagem. O resultado desta operação não poderia ter sido melhor".
"Este modo inovador de ação permite que a Marinha Francesa opere longe de nossas bases metropolitanas, otimizando o potencial material e humano no trânsito, para se concentrar em nossa missão operacional na área", disse o Comandante Guillaume Collin, Chefe de Logística do Francês Operações da Marinha.
A Hansa Heavy Lift é especializada na indústria de super-pesados ​​de mais de 900 toneladas métricas, oferecendo as melhores soluções de engenharia para os clientes, particularmente nos submarinos, petróleo e gás, bem como nos setores de parques eólicos offshore.

A Hansa Heavy Lift

A Hansa Heavy Lift é a transportadora de eleição para a indústria de mercado pesado de mais de 900 toneladas métricas, oferecendo soluções de engenharia de primeira classe para os clientes, particularmente nos submarinos, petróleo e gás, bem como nos setores de parques eólicos offshore.
A empresa é líder mundial no mercado de elevadores pesados ​​e opera uma frota moderna de 16 embarcações, uma das frotas mais jovens do mercado.
A equipa está comprometida com qualidade, confiabilidade e um serviço focado no cliente.
As cargas dos clientes são tratadas com o mais alto grau de segurança e profissionalismo em todo o mundo.
A Hansa Heavy Lift é totalmente detida por fundos geridos pela Oaktree Capital Management, L.P.
A Oaktree é um líder entre gestores de investimentos globais especializados em investimentos alternativos, com 101 mil milhões de dólares em ativos sob gestão em 31 de dezembro de 2016.

A empresa enfatiza uma abordagem orientada para o valor e controlada pelos riscos dos investimentos.

Sem comentários