Porto de Santos reforça cais e dimensão internacional

As obras no Porto de Santos terminam no próximo mês de dezembro
(foto Codesp)
A Codesp conclui em dezembro as  obras de recuperação e reforço estrutural do cais localizado entre os armazéns 12-A e 23 do Porto de Santos, no Brasil, numa extensão de 1,7 mil metros. A obra vai permitir o aprofundamento dos berços de atracação naquele espaço, adequando para a profundidade do canal de navegação, que foi dragado para 15 metros em 2012.

por Paulo Camacho

(foto Codesp)
A obra constou de reforço nas estruturas, com injeção de betão na base do cais e perfis metálicos, além da recuperação de estacas e lajes eventualmente avariadas.
Com a conclusão dos serviços, os berços de atracação poderão ser dragados permitindo a  chegada de navios maiores, com ganho de escala e produtividade para os terminais que se situam naquele ponto.
Serão beneficiados movimentadores de carga geral, produtos químicos, grãos e também exportadores de açúcar responsáveis por 75% do market share do Porto de Santos. Este número torna o local o maior complexo mundial de exportação da commodity.

Com a entrega da obra em dezembro, fica cumprido o prazo contratual de execução de 22 meses, no valor total de 229 milhões, com recursos públicos do Governo Federal. As obras foram realizadas sem interdição da área, não tendo sido necessário interromper as operações portuárias.

Sem comentários