Navios registados em Portugal aceites no índice Qualship 21

Os registos do MAR e o seu crescimento foram determinantes na aceitação norte-americana

Pela primeira vez os navios com bandeira portuguesa são aceites no índice Qualship 21, da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (EUA). Desde o final do 1.º semestre deste ano que estão nesta lista os 2 navios do registo convencional nacional e os mais de cinco centenas que se encontram no Registo Internacional de Navios da Madeira – MAR. MAR que atraiu navios anteriormente registados com bandeiras de países exteriores à União Europeia, cuja evolução contribuiu para esta realidade, e que levou mesmo a Guarda Costeira a referir a idade e a qualidade da tonelagem dos navios que estão no Centro Internacional de Negócios da Madeira.

por Paulo Camacho
 
O Qualship 21 é um índice que reconhece a conformidade dos navios em relação a determinados parâmetros a nível da qualidade e segurança. São semelhantes às do Paris MoU e Tóquio MoU, só que estão focadas nos portos dos EUA.
De uma forma sintética, os entendidos referem que a certificação americana evita mais que os navios estejam sujeitos a inspeções.
Além disso, com a qualificação, os registos portugueses entram na lista onde figuram a Alemanha, as Bahamas, a Bélgica, as Bermudas, o Canadá, a China, a Coreia do Sul, a Dinamarca, as Filipinas, Gibraltar, Hong-Kong, as Ilhas Caimão, a  Ilha de Man, as Ilhas Marshall, as Ilhas Virgens Britânicas, o Japão, o México, o Reino Unido, Singapura e a Suíça.
Outro dado a evidenciar com esta aceitação norte-americana é que os navios de bandeira portuguesa passaram a ser melhor considerados do que outros de países com frotas maiores. São disso exemplo Chipre, Grécia, Libéria Malta e Panamá. 
Uma nota final para referir que esta aceitação no índice Qualship 21 tem a validade de um ano pelo que para o ano há nova prova de fogo.

Sem comentários