últimos posts

Hapag-Lloyd inverte tendência e volta aos lucros

(foto: Happag-Lloyd)
A companhia Hapag-Lloyd inverteu a tendência negativa de resultados de 2014 e voltou aos lucros o ano passado. Em 2015 atingiu um resultado líquido de 114 milhões de euros. No ano anterior havia registado perdas de 604 milhões de euros.


No ano passado, transportou 7,4 milhões de TEU, que traduz mais 25,3% que em 2014, a uma tarifa média de 1.225 dólares por TEU, inferior em 14,2% com o período em análise. Por seu turno, os custos unitários de transporte caíram de 1.363 para 1 089 dólares/ por EU.

O volume de negócios da companhia alemã subiu em 2015 de 6,8 para 8,8 milhões de dólares; o EBITDA atingiu os 831 milhões de euros, contra os 99 milhões do ano anterior; e o EBIT passou de -383 milhões de euros, em 2014, para 366 milhões de euros o ano passado.

A razão da Hapag-Lloyd atingir os bons resultados deve-se à integração das atividades de transporte de contentores da CSAV e igualmente à redução de custos, devido à redução do preço do petróleo e também devido ao programa Octave de poupanças.

O CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen, realçou que os números alcançados estão em linha com as previsões, e avançou que a companhia está de volta ao clube dos operadores mundiais com melhor performance.

Em relação ao corrente ano, a transportadora admite um crescimento moderado do EBITDA e uma grande aceleração do EBIT.

Além disso, a companhia mantém a a aposta na redução de custos e no potencial de nichos de mercado como os transportes refrigerados, de mercadorias perigosas e de cargas de projeto.

Sem comentários