Hapag-Lloyd inverte tendência e volta aos lucros
(foto: Happag-Lloyd) |
No ano passado, transportou 7,4 milhões de TEU, que traduz mais 25,3% que em 2014, a uma tarifa média de 1.225 dólares por TEU, inferior em 14,2% com o período em análise. Por seu turno, os custos unitários de transporte caíram de 1.363 para 1 089 dólares/ por EU.
O volume de negócios da companhia alemã subiu em 2015 de 6,8 para 8,8 milhões de dólares; o EBITDA atingiu os 831 milhões de euros, contra os 99 milhões do ano anterior; e o EBIT passou de -383 milhões de euros, em 2014, para 366 milhões de euros o ano passado.
A razão da Hapag-Lloyd atingir os bons resultados deve-se à integração das atividades de transporte de contentores da CSAV e igualmente à redução de custos, devido à redução do preço do petróleo e também devido ao programa Octave de poupanças.
O CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen, realçou que os números alcançados estão em linha com as previsões, e avançou que a companhia está de volta ao clube dos operadores mundiais com melhor performance.
Em relação ao corrente ano, a transportadora admite um crescimento moderado do EBITDA e uma grande aceleração do EBIT.
Além disso, a companhia mantém a a aposta na redução de custos e no potencial de nichos de mercado como os transportes refrigerados, de mercadorias perigosas e de cargas de projeto.
Sem comentários